quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ESPANTAR ESPANTALHOS!




Em toda a minha vida espantei, espantalhos!

Na meninice e adolescência, na minha aldeia, espantava os espantalhos, que os agricultores colocavam nos campos para evitar que os pássaros comessem a colheita, no sentido de dar liberdade à natureza;

Na juventude, nas tascas e bares do Bairro - Alto, em Lisboa, espantava os espantalhos, persuadindo-os na expressão sarcástica do meu calão;

Hoje, espanto espantalhos com a pena da minha prosa e da minha poesia;

Amanhã, vou espantar o espantalho da morte, enganando-o, dizendo-lhe não, na imagem da minha puberdade…




Carlos Manuel Fernandes Gonçalves


Quinta do Anjo, 15 de Setembro de 2010

8 comentários:

Carmo disse...

Querido Carlos, passamos o nosso tempo a espantar os espantalhos da nossa vida.
Beijinhos
Bom fim de semana

Anónimo disse...

Vc podia me ensinar este negócio de espantar espantalhos!
Bjs.

Vivian disse...

...ah meu poeta!

alguns são tão bunitinhus,
e vivem apenas à espera de
um pouco de atenção.

assim como a menina Dorothi
no mágico de oz.

tbm tenho alguns que divertem-se
comigo no mundo da fantasia.

assim fujo dos medos trazendo-os
pertinho de mim...


bjbj

Graça disse...

Há que espantar a morte, sim :))... nada é melhor do que a vida.

Um beijo de carinho, querido Carlos.

[Vou fechar mesmo o meu 'palco', talvez volte... obrigada, por teres estado comigo.]

Lídia Borges disse...

Espantalhos são mentiras, ilusões... Não fazem falta!

Espantemo-los.


Um beijo

L.B.

Graça Pereira disse...

Se eu tivesse o teu dom... fazia uma razia, aos espantalhos que ainda resistem e aos fantasmas que me espreitam....

Quem falou em espantalhos?
Partiram há muito tempo...
por estradas e atalhos
Num vão sentimento...

Outros voltaram atrás
para minha desolação
Levaram-me toda a paz
que tinha no coração!


Beijo
Graça

Doroni Hilgenberg disse...

Oi Carlos.
E são tantos os espantalhos, mas se tivessemos o poder de espantar esses espantalhos que nos assombram na pólitica, seria uma boa.

bjs

Vivian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.